24 de outubro de 2007

DIREITOS ABANDONADOS



DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS





Artigo 1°

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.





Artigo 2°

Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.




Artigo 3°

Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal




Artigo 4°


Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.











Foto 1 - Gana, abastecido com água de uma única cisterna

Foto 2 -Finbarr O'reilly, Canada Reuters-Tahoua, Niger, 2005

Foto3 - Yonathan Weitzman, Israel, Reuters


4 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa são os escritos em papéis,outra são as imagens reais que se passam a toda a hora e que deixam qualquer ser humano que se preze (claro!)envergonhado e triste.Vi uma reportagem sobre a venda de crianças a pescadores do Ganda que me deixou podre.As crianças eram vendidas pelos pais por trinta euros,o equivalente a um saco de milho!E as crianças iam trabalhar 24 horas por dia a troco de uma reles refeição e porrada,muita porrada!
Admira-me não haver comentários!...Da próxima vez,instala uma foto de uma musa do cinema com as nanas ao léu.Pode ser que alguém as comente!
Um abraço!

Anónimo disse...

Em vez de nanas,leia-se MAMAS.

ofthewood disse...

Os Direitos Humanos são letra morta desde logo para os chamados senhores do mundo e da guerra. Enquanto o sistema político que nos impõem, vide o espectáculo da semana passada, saudado pela imprensa em geral, que, mais uma vez se prepara para ratificar a ditadura global deste liberalismo dos ricos contra a pobreza em geral. Sem apelo nem agravo.

Gaspas disse...

E bastava simplesmente haver vontade para acabar de vez com alguns dos maiores problemas do mundo actual. Não faz sentido haver gente a morrer de fome, com falta de cuidados médicos, sem o mínimo de condições de higiene,etc... e continuar-se a gastar milhões, triliões, quaquilhões, em guerras, em luxos, em nadas,... simplesmente não faz sentido! E depois reunem-se e estabelecem os objectivos do milénio. Até agora nada foi feito -CAMBADA DE HIPÒCRITAS!!