30 de julho de 2007

TEU CORPO



Teu corpo de melodias
Desarmam o olhar
As cadências dissonantes
As cláusulas de mar

Teu corpo arredais
Untuosas Vibrações
Fragores musicais
Orbe de emoções

Teu corpo,
Alva e imprecisa pauta
Esculpida de incerteza
Compõem os loucos
De tamanha esperteza

Teu corpo,
Timbradas cores
De tonalidades vizinhas
Que cumulam no dorso
As dores minhas


Lê o preciso
Escreve o louco
Diz do amor conciso
Oculto no TEU CORPO

Gaspas, 2007

FOTOFEMINI: Martin Schreiber

Madonna, 1979 by Martin Schreiber

26 de julho de 2007

TARANTINO'S MIND



Selton Melo e Seu Jorge num diálogo fantástico dissecando a mente de Tarantino.

Apenas esqueceram mais um facto - no Kill Bill, o Bill deu uma hanzo ao irmão que disse a ter penhorado uma vez.... a hanzo do pulp fiction usada para salvar o cú do wallace estava? numa loja de penhores! Brutal...

21 de julho de 2007

SUPERTERRA (2)

Ano 2048


Um dos grandes problemas que os cientistas se debateram e desenvolveram ao longo deste século foi a ideia de escudo protector. A estação espacial Cheu-Sing IV possui uma magnetosfera criada por um forte campo eléctrico ao seu redor, aprisionando uma nuvem de plasma capaz de desviar partículas de alta energia e que a protege da radiação cósmica.
Quando estamos na superfície da Terra, estamos protegidos dessa radiação pelas diversas camadas da atmosfera terrestre. E o campo magnético terrestre - a magnetosfera - estende-se muito além da superfície do nosso planeta, protegendo os astronautas quando eles estão em órbita. Já no início do milénio a ISS possuia um compartimento especial, dotado de grossas paredes, onde os astronautas ficavam confinados sempre que se observava alguma atividade mais forte no Sol.

A magnetosfera terrestre funciona como um "campo de força", uma espécie de barreira de plasma que protege nosso planeta e desvia a maior parte das partículas energéticas que vêm do Sol e do espaço profundo. Durante as primeiras missões à Lua, nas décadas de 1960 e 1970, os astronautas ficavam cerca de 10 dias fora da magnetosfera terrestre. Apenas por sorte eles nunca foram apanhados desprevenidos por uma grande erupção solar. Se isto tivesse acontecido, a história da exploração espacial certamente seria diferente.



Mitologia Chinesa
Cheu-Sing - Encarregue de guardar a vida dos humanos

19 de julho de 2007

Capital… em Domingo de Eleições

No passado fim-de-semana fui a Lisboa com a família, uma prometida visita lá para os lados da Graça.








A tarde de sábado foi dia de Jardim zoológico, pena daqueles animais enclausurados, possantes, enormes, belos, estranhos, tão longe de casa.



Os golfinhos (também estes confinados a um tanque) foram o delírio da pequenada, som a rasgar, dinâmicos tratadores e saltos espectaculares fizeram as delícias dos presentes.

Esgotados da caminhada, das corridas e do calor, fomos petiscar ao Deli-Delux. Mercearia, charcutaria e cafetaria, gourmet, sabores alternativos em cima do Tejo, uma delícia, excelente fim de tarde.


À noite, jantar em Alfama, casa de Fados, num ambiente bairrista e muito acolhedor. O meu filho e as primas (com os adultos ainda à mesa, mas de olho atento), saltavam e corriam pela calçada, sob as fitas coloridas, ainda penduradas do Sto António. Nós, os grandes, regados de boa fala, ouvíamos uns fadunchos, bem esgalhados, em que o fadista de serviço alternava com quem nos servia.


Regresso à Graça e por hoje estava feito. (ou melhor, faltava ainda a difícil tarefa de adormecer a criançada).
Domingo, dia de Eleições, e de Oceanário.
Manhã demasiado calma na rua, para quem estava ao lado de uma escola preparatória que acolhia mesas de voto. (mau prenúncio)
Posto isto, vamos ao Oceanário. Impossível. A fila era interminável, lembrando o último dia da Expo98. Desilusão para as crianças, facilmente apagada com outro programa.Vamos apanhar o “28”.


O eléctrico 28 que actualmente cobre o extenso percurso desde os Prazeres até à Graça (e ao Martim Moniz no seu itinerário mais longo) é o mais emblemático exemplar da rede de eléctricos da Carris em Lisboa. O Eléctrico 28 é famoso pela sua rota, que inclui algumas das mais belas passagens da cidade e pelas habilidades dos condutores através das curvas apertadas e das ruas estreitas do bairro.Assim, os típicos carros bidirecionais da série "700", com potência de 90 cavalos, fabricados por Leito Maley & Taunton, continuam a circular pelas colinas de Lisboa, com a inconfundível pintura amarela e o constante tilintar da campainha.O "28" é mais do que um simples meio de transporte, é também uma forma original de passear por Lisboa e conhecer a sua história.



A meio da viagem, paragem no Jardim da Estrela para um lanchinho.
De volta ao “28”, de regresso à Graça.



Peripécias e contratempos. Não chegamos a ir ao Berardo. Salvo seja!



Fazer os sacos, jantar e já é tempo de regressar a Aveiro.
Doce Aveiro!

FOTOFEMINI - J. C. Doyle

BORN TO KISS

9 de julho de 2007

A SUPERTERRA (1)

Ano: 2048

As condições de habitabilidade no planeta Terra tornam-se cada vez mais críticas. As quatro grandes potências mundiais, os EUA, a União Europeia, a China e a República Soviética, tentam em conjunto encontrar soluções alternativas.
Depois do sucesso da ISS (Estação Espacial Internacional), muitos outros projectos se seguiram.





Projecto Novo Mundo


A família Duval toma o pequeno-almoço, como todas as manhãs, desde há dois anos para cá, duas cápsulas vitamínicas, proteicas e um desidratante.
Desde 2043 que habitam num complexo lunar, o Hórus II., limitado aos funcionários, cientistas e às restantes famílias do projecto “Novo Mundo”. Mas hoje era um dia diferente, os miúdos estavam irrequietos, o pai apreensivo e a mãe angustiada. Chegou o dia da grande jornada.
Cinco anos de testes médicos rigorosos, preparação física, conhecimento dos sistemas da estação espacial e especialização numa área relevante para o projecto (geologia, astronomia, medicina de emergência, etc.), e um historial familiar imaculado no que respeita a doenças, são apenas alguns dos 25 requisitos para a selecção.
A Viagem será feita na Estação Espacial Móvel Cheu-Sing IV, com uma capacidade para 124 famílias, desloca-se em direcção a SuperTerra. Este planeta orbita a anã vermelha Gliese 581, a 20,5 anos-luz da Terra, na constelação de Balança. A 1ª etapa da jornada.

A missão está prevista para sete gerações. Só os “septanetos” chegarão ao primeiro destino.
Um planeta com condições modelares para habitar.
Formar um novo mundo a milhões de quilómetros da Terra.

1 de julho de 2007

FOTOFEMINI: Christtian Coigny


Le-Miroir by Christtian Coigny