21 de julho de 2007

SUPERTERRA (2)

Ano 2048


Um dos grandes problemas que os cientistas se debateram e desenvolveram ao longo deste século foi a ideia de escudo protector. A estação espacial Cheu-Sing IV possui uma magnetosfera criada por um forte campo eléctrico ao seu redor, aprisionando uma nuvem de plasma capaz de desviar partículas de alta energia e que a protege da radiação cósmica.
Quando estamos na superfície da Terra, estamos protegidos dessa radiação pelas diversas camadas da atmosfera terrestre. E o campo magnético terrestre - a magnetosfera - estende-se muito além da superfície do nosso planeta, protegendo os astronautas quando eles estão em órbita. Já no início do milénio a ISS possuia um compartimento especial, dotado de grossas paredes, onde os astronautas ficavam confinados sempre que se observava alguma atividade mais forte no Sol.

A magnetosfera terrestre funciona como um "campo de força", uma espécie de barreira de plasma que protege nosso planeta e desvia a maior parte das partículas energéticas que vêm do Sol e do espaço profundo. Durante as primeiras missões à Lua, nas décadas de 1960 e 1970, os astronautas ficavam cerca de 10 dias fora da magnetosfera terrestre. Apenas por sorte eles nunca foram apanhados desprevenidos por uma grande erupção solar. Se isto tivesse acontecido, a história da exploração espacial certamente seria diferente.



Mitologia Chinesa
Cheu-Sing - Encarregue de guardar a vida dos humanos

Sem comentários: