25 de abril de 2008

25 de Abril de 1974

...
O DIA DE TODAS AS ILUSÕES
...
...
De quem é o carvalhal? ... É NOSSO!
...
Pensas ...
...
que és livre?
...
que tens direito a falar abertamente?
...
que tens direito à privacidade?
...
que tens direito a boa saúde?
...
a boa escola?
...
ao trabalho?
...
à Justiça?
...
a segurança?
...
a seres tu?
...
verdadeiramente TU?
...
Pensas que tens a tua vida sob controlo?
...
... PENSA
AS (DES)ILUSÕES DE ABRIL

8 comentários:

rb disse...

Tu não me digas que também estás como o outro que diz que o 25 do 5 para nada serviu?

Anónimo disse...

Serviu!Para engordar uns e emagrecer outros;para dar autoridade a uns (sempre os mesmos)e calar os outros;para pagar impostos e até a saúde e educação,a casa e o pão... afinal que 25 de Abril é este? Qual é a diferença entre esta democracia e a ditadura? Agora pode-se falar?Falar o quê?Ah!!! Da dificuldade da vida!
Armando
Perdoem-me a desilusão!
Abraço

ofthewood disse...

É preciso, mais do que nunca, defender o espírito da revolução. E acabar de vez com todos os capachos e oportunistas da situação.
25 de Abril SEMPRE!

rb disse...

Armando,
Sem o 25 não havia sistema democrático, partidos políticos, liberdade. Sem o 25 não teríamos entrado na UE. Sem o 25 estaríamos muito pior do que estamos agora.
Não sei o que estavam à espera. Do paraíso?

Gaspas disse...

É claro que o 25 de Abril foi importante, diria mesmo fundamental. Contudo muitas das "promessas de Abril" ficaram por isso mesmo. Hoje, que país temos nós? um país de laxismo, de oportunistas, de compadrios, de injustiça, de interesses capitalistas entregues a um bando de vampiros! Não podemos viver à sombra de uma revolução com34 anos. È preciso reinventar Abril, Maio, Junho,… Pedir explicações, sentar os culpados no banco dos réus, responsabilização política, fiscalizar e acabar com a corrupção, criticar o que deve ser criticado e optimizar as boas soluções. A actual situação é demonstrativa da podridão da política e dos poderes “ocultos”. Quando se assiste a um aumento desmedido dos índices de pobreza, e por outro lado a um aumento exacerbado dos lucros dos grandes grupos financeiros e dos grandes capitalistas, quando se assiste a um jogo de cadeiras no poder alternando dois partidos que dizem e fazem o mesmo, e que serve principalmente como rampa de ascensão empresarial para os seus protagonistas, algo vai mal neste país. Uma coisa é certa, a Revolução não se fez num dia, a Revolução tem que se fazer todos os dias!

Ps: se clicarem (selecionarem o espaço vazio) por baixo do texto do post lêem o sentimento que me vai na alma

rb disse...

Gaspas,

Quais eram as tuas ilusões de Abril.
Querias um país de igualdade de oportunidades? Querias acabar com a pobreza e a fome? Querias políticos de elevada craveira, apenas ao serviço do bem comum? Querias um poder económico altruísta e filantropo? Querias cultura para todos?

Conheces algum sítio assim no planeta?

Gaspas disse...

Caro RB,
queria isso tudo e muito mais...
Fica sempre o sentimento de que mais e melhor se poderia ter feito ao longo destes 34 anos. Como diria o JMB «...fazer como a avestruz, enfia a cabeça na areia e não é nada comigo, não é nada comigo...» a ausência de crítica e de vontade de mudança é o pior dos inimigos.

1 abraço

rb disse...

Gaspas,
És um ilusionista.
1abraÇo
"8)