11 de janeiro de 2007

À Capela


A semana passada fui até Espinho, mais precisamente a Anta, á oficina de António Capela (Pai) e Joaquim António Capela (Filho).
Enquanto conversava, António Capela construía um violino, com o tampo e as ilhargas ainda presas por grampos, ia passando um pano humedecido pela madeira olhando para mim de vez em quando.
Em cima de um mocho estava um camping gaz com o lume vivo, uma lata com água e outra lata mais pequena dentro da lata maior.
Durante a prosa, molhava o pincel na lata maior e depois na mais pequena, passando posteriormente entre o tampo e as ilhargas.
Ateava uma vela e com cuidado varria a chama pelo violino.

Descansavam na parede vários violoncelos e violinos, no chão caixas e nacos de madeira, na mesa partes de instrumentos confundidos com ferramentas e papéis.

Para mim foi uma viagem ao passado, pois a oficina permanecia igual ao que era à 13 anos atrás (a última vez que lá tinha estado).

O nome Capela é mundialmente conhecido e reconhecido pela exímia construção de instrumentos de arco (violinos, violas, violoncelos e arcos). Não é por acaso que os seus instrumentos são procurados pelos mais ilustres instrumentistas.


Na parede da oficina podem-se ver fotografias de Rostropovich ao lado de António Capela. Contava com orgulho que Rostropovich fez questão de se deslocar pessoalmente à oficina para que ele lhe fizesse um violoncelo à sua medida.


Tudo começou com Domingos Ferreira Capela, pai de António Capela, que ao sair da escola primária foi trabalhar como tanoeiro e posteriormente como aprendiz de marceneiro, tendo revelado rapidamente as suas qualidades como artista. O interesse de Domingos na construção de violinos veio com a necessidade de um violino para seu uso e a fim de tocar com a orquestra amadora local (Tuna Musical de Anta) que co-fundou no ano de 1924. Desde então a sua arte foi passando de pai para filho e sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, e são inúmeros os prémios em concursos de luthiers que fazem parte do espólio da família.

Para mim è sem dúvida um motivo de grande orgulho ter um violoncelo Capela!

Sem comentários: