1 de março de 2007

E tudo o Bento levou...


Manuel Galrinho Bento
(Golegã, 25 de Junho de 1948, Barreiro - 1 de Março de 2007)


O melhor guarda-redes português de todos os tempos!


Bento iniciou a sua carreira futebolística no FC Barreirense e foi transferido para o S. L. Benfica no ano de 1972.


Jogou 20 épocas no Benfica, entre 72/73 e 91/92. Fez 611 jogos, sofrendo 447 golos. Estreou-se pela mão de Jimmy Hagan, a 01/09/72, em Jacarta, num jogo de carácter particular, frente à selecção da Indonésia


Durante a sua carreira, somou 63 internacionalizações pela Selecção Nacional, que capitaneou em 26 ocasiões. Pelo Benfica, conquistou 8 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal, 2 super-taças e foi considerado o Futebolista Português do Ano em 1977.


Morreu no dia 1 de Março de 2007, com 58 anos, vítima de um enfarte fulminante.



Eu cresci a ver o bento na baliza do Benfica e da Selecção, atirando-se às bolas de forma destemida e acrobática, por vezes intempestiva mas eficaz.


A sua figura era bem representativa da mística do clube.

Ficarás sempre na minha memória!

4 comentários:

Rui Guerra disse...

os jogos eram ouvidos, ou televisionados sempre com alguma aflição, um nervoso miudinho, porque a bola por vezes demorava a entrar na baliza do adversário. Não adiantava nada correrem para a nossa, porque lá atrás estava... Bento. Defesa atrás de defesa, a bola não entrava na nossa baliza. Jogos e mais jogos sem sofrer golos. Quando o adversário apertava, Bento defendia. Lembro-me dum célebre jogo frente ao Porto, em que Bento fez uma exibição fantástica e o resultado permaneceu em 0-0 até ao final. Nada entrou.
Em pequeno dizia "O Bento é o melhor do mundo"; do meu mundo será sempre.
Obrigado Manuel Bento.
Até sempre, número 1.

rb disse...

"O melhor guarda-redes português de todos os tempos!"

Toda a gente sabe que o melhor guarda-redes portugues de sempre foi o Damas. Isso se não contarmos com a actualidade porque aí, tendo em conta os últimos feitos da selecção nacional, quase nunca antes alvejados, devemos atribuir o título ao Ricardo pelo seu papel decisivo nessas proezas internacionais.
Mas, enfim, tendo em conta o seu desaparecimento precoce aceita-se o coro de louvores.

Gaspas disse...

O Damas realmente aprendeu muito com o Bento nos estágios de selecção, mas não chegou aos calcanhares do seu mestre. Agora, o Ricardo!?! por favor, tenhamos bom senso!! :)

Anónimo disse...

Percebo agora por que o Porto só tem 9% de possibilidades de ganhar o campeonato!É só lagartos e lampeões!
Então?! Esquecem-se do Baia?
Mas o Bento foi,de facto, um grande guarda-redes.Presto-lhe homenagem!