20 de abril de 2007

Redescobrir as Vozes Búlgaras

Há cerca de 15 anos ouvi pela primeira vez um disco com o nome “O Mistério” e fiquei surpreendido pela força e peculiaridade das vozes destas mulheres. Passaram-se os anos e a semana passada ao passear-me pela Fnac deparei-me novamente com este disco, não resisti e tive de o comprar. O timbre, a afinação, a polifonia e ritmo entre as vozes tornam este grupo único no mundo.

"O Mistério das Vozes Búlgaras" é um grupo fundado em 1952, Constituído unicamente por mulheres, sucessor do coro da Rádio Televisão Búlgara, sendo actualmente um dos coros de maior prestígio a nível internacional. Este autêntico mistério só foi dado a conhecer ao mundo nos anos 80, pela mão do etnomusicólogo Marcel Cellier - que recuperou umas bobines com uma gravação da Rádio Televisão Búlgara, publicando em disco aquilo que viria a celebrizar este colectivo feminino à escala mundial.
A partir de 1988 este coro realizou tournées por todo o mundo atingindo um enorme sucesso nos Estados Unidos, Japão e Europa. O segundo trabalho da sua discografia, “O Mistério” recebeu em 1990 um Grammy da Academia e ao longo do seu percurso colaborou com nomes grandes da música mundial como Bobby McFerrin e Paul Simon.
Os espectáculos de “O Mistério das Vozes Búlgaras” assentam num repertório baseado em canções populares, religiosas e profanas, e em arranjos de temas tradicionais da autoria dos mais prestigiados compositores búlgaros, como Phillip Kontev, Nikolai Kaufnann, Krassimir Kyurkchiyski e Stefan Kanev.

Vale a pena ouvir de olhos fechados e volume alto!

Kalimankou Denkou



EFSC 33 - Bulgaria...


Erghen Diado

O Mistério das Voz...

4 comentários:

Rui Guerra disse...

só um apontamento: uma cassete foi ter, por acaso, com Peter Murphy (vocalistas dos Bauhaus) que a encaminhou para a editora 4AD, responsável pela edição em disco da recolha de Marcel Cellier.

Gaspas disse...

Interessante apontamento!

Anónimo disse...

ehehehehehehehe, gandas boias, .....
no salsa a ouvir as vozes bulgaras e a aturar o quim e o marreiros, lembram-se???

rb disse...

Gaspas,
Obrigado pela tua boa sugestão e é como diz o "anónimo" relembra outros tempos ...
O timbre é o que mais me impressiona. Dá-lhe a alma popular.